A componente florestal desta ação conjunta visa recuperar uma das áreas afetadas pelo Grande Incêndio da Serra da Estrela, ocorrido no passado Verão e que destruiu, recorde-se, mais de um quarto do Parque Natural da Serra da Estrela. A área a intervencionar situa-se em encosta que drena para uma ribeira que fornece água para abastecimento público de uma das maiores aldeias da região, São Paio, e para rega de uma vasta zona agro-pastoril, antes de desaguar no Rio Mondego.
Por essa razão, a intervenção florestal, que será realizada com o apoio técnico do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Gouveia e da URZE – Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela, centrar-se-á fundamentalmente na limpeza da área ardida e no aproveitamento de sobrantes para a construção de barreiras naturais que travem a força das águas em caso de chuva forte e impeçam o arrastamento de solo fértil. Desta forma, será possível reter água e matéria orgânica na encosta, o que permitirá: o crescimento futuro de um coberto vegetal nestas zonas, a infiltração destas águas em aquíferos subterrâneos, o não assoreamento de uma ribeira crítica para as populações locais e a minimização do risco de enxurradas nessa mesma ribeira.
Vamos por isso fazer a nossa parte, enquanto cidadãos ativos e participativos, em colaboração com as entidades e outros parceiros locais, para criar as condições para uma Montanha mais Viva, mais Saudável e mais Sustentável!
Mas porque cultivar a terra é bom, mas também é importante cultivar a mente e o coração, após a intervenção florestal, o Parque de Campismo Curral do Negro será “palco” de uma intervenção eco-cultural, que contempla a devolução de uma ave selvagem à natureza pelo CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, um lanche-convívio para partilha de experiências proporcionado pela Junta de Freguesia de Gouveia e um momento musical com a curadoria da GO Romaria, para terminar o dia em beleza, em plena floresta.